VIII Semana do Bebê foi concluída em Arcoverde com simpósio e ações de valorização à infância


Na manhã de sexta-feira, 06 de dezembro, a programação da VIII Semana do Bebê, em Arcoverde, contou com a realização do I Simpósio sobre a Qualidade dos Indicadores de Qualidade da Gestão Pública para a Primeira Infância. A atividade aconteceu na Câmara de Vereadores, com representantes da sociedade civil, de instituições atuantes no município, além de servidores públicos.

Compondo a mesa, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Padilha; Silvia Cristina, representante da Secretaria de Educação e Esportes; João Serafim, representante da Secretaria de Saúde e do Comddica; Paulo Sérgio Diniz, diretor do Cecora e Padrinho da Infância; a coordenadora da Semana do Bebê e das Políticas Públicas para a Primeira Infância, Edivane Gomes; e Marluce Maia, representante das OSC’s no município.




“Quando a gente fala de infância, logo pensamos em alguma criança nossa ou pelo menos na criança que existe dentro de cada um de nós. Cada Semana do Bebê em Arcoverde foi crescendo ao longo dos últimos anos, com temas que foram sendo aprofundados e trazemos nesta edição, a importância da valorização da infância e de se discutir políticas públicas, assim como fizemos em 2014, com a elaboração do Plano Decenal da Primeira Infância”, ressaltou Edivane Gomes, agradecendo também a todos que contribuíram desde a primeira edição do evento, colaborando para que o município atingisse destaque em Pernambuco e reconhecimento pela Unicef com a prática da iniciativa.

Iniciando a apresentação de indicadores no segmento da Assistência Social, Patrícia Padilha abordou a implantação do Programa Criança Feliz no município. “O Criança Feliz é um programa do Governo Federal, mas que tem um olhar especial para as crianças da fase da Primeira Infância”, destacou a secretária municipal, elencando objetivos da iniciativa, além de dados e atividades em paralelos que estão sendo executadas em Arcoverde, desde 2017, com o intuito de favorecer vínculos familiares e comunitários, estimulando o desenvolvimento do público infantil.

Já no segmento da Educação, as representantes Silvia Cristina e Isabel Rodrigues fizeram a explanação do Índice da Qualidade na Educação Infantil, envolvendo processos de avaliações, além de dimensões sobre planejamento institucional no município e outros quesitos que integram atualmente a proposta do ensino voltada à Primeira Infância.

E na área de Saúde foram abordadas pelos representantes Evelise, João Serafim e Gladyanne Veras, questões relacionadas às estratégias usadas para melhorias do segmento envolvendo a prevenção da obesidade e o desenvolvimento infantil pleno, gravidez na adolescência e a saúde dos adolescentes abrangendo direitos sexuais e reprodutivos. 

O I Simpósio sobre a Qualidade dos Indicadores de Qualidade da Gestão Pública para a Primeira Infância foi encerrado com a entrega de certificados de gratidão da Semana do Bebê, para órgãos municipais, instituições e profissionais que atuam nos serviços realizados durante todo o ano, direcionados à infância valorizada.

A programação da VIII Semana do Bebê também contou com a Agenda 30 do Termo de Adesão, abrangendo o fortalecimento da estratégia ODS como prioridade na agenda de desenvolvimento sustentável para Primeira Infância. A iniciativa proporcionou atividades lúdicas na creche da Fundação Terra, entre outras ações realizadas no decorrer do evento em Arcoverde.