SEPULTAMENTO NOTURNO EM GARANHUNS - Nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde responde questiona


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que veio a óbito, na madrugada desta sexta-feira (17), uma mulher de 56 anos, residente no município de Garanhuns, que estava internada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, onde deu entrada na última segunda-feira (13), em decorrência de complicações causadas por uma doença base grave.

Durante a internação no Recife, a paciente apresentou quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e foi colocada em isolamento, sendo realizada também a coleta de material para testagem, para posterior confirmação ou descarte da Covid-19, pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). A Secretaria de Saúde portanto, segue aguardando o resultado da testagem laboratorial.

A Vigilância Epidemiológica esclarece ainda que foi informada no fim da tarde de hoje, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), sobre a notificação do caso como suspeito para Covid-19, após o fechamento do boletim epidemiológico diário da Covid-19, e por esse motivo, não consta no relatório.

Seguindo ao protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, para realização de velórios e funerais de casos suspeitos e confirmados da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde adotou os procedimentos necessários durante o sepultamento, que foi realizado na noite de hoje; no Cemitério São Cristóvão, em Garanhuns. Evitando a aglomeração de pessoas durante o enterro, que foi realizado em uma urna fechada.