Prefeitura de Arcoverde sediou encontro Pró Selo Unicef 2013-2020


Aconteceu, na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, na Prefeitura de Arcoverde, o I Encontro de Acompanhamento – Avaliação e Encaminhamento Intersetorial para Gestores/Comddica e Comissão Pró Selo Unicef – Edição 2013-2020. A atividade, ocorrida no gabinete da Prefeita Madalena Britto, contou com as apresentações das secretárias municipais Zulmira Cavalcanti (Educação e Esportes), Andreia Britto (Saúde) e Patrícia Padilha (Assistência Social), além da presidente do Comddica, Anabel Amaral, e da articuladora de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes do município, Edivane Gomes.

Com a participação de servidores públicos e representantes da sociedade civil, Edivane Gomes fez as saudações iniciais, abordando a 6ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança - PPAC. “Arcoverde foi inscrita em todas as edições e a certificação deste programa das políticas de atenção às crianças e adolescentes, foi dada à prefeita Madalena na última edição, em 2016, onde ela recebeu o título de Prefeito Amigo da Criança. Arcoverde já foi certificada em quatro edições e hoje nós estamos com essa pauta para certificação, sendo dois selos diferentes, mas com olhares voltados para se garantir direitos de crianças e adolescentes no âmbito dos municípios”, ressaltou a articuladora, que em seguida explanou sobre a importância da intersetorialidade para a gestão, assim como o percurso do Selo Unicef e do PPAC.

Posteriormente, a secretária de Educação e Esportes, Zulmira Cavalcanti, destacou o trabalho intenso envolvendo os resultados obtidos e a implementação do projeto político pedagógico. “Todas as nossas escolas hoje estão em fase final do projeto político pedagógico. A importância disso para toda a comunidade, escola e creche é a identidade. É lá onde vem toda a visão política e pedagógica, onde estrutura todo o trabalho dessas instituições”, afirmou, apresentando tópicos como dimensões, propostas, cooperação e troca.




á a secretária de Saúde, Andreia Britto, explanou sobre o avanço da oferta em serviços de Saúde relacionado aos resultados obtidos pelo Selo no município. “Existem muitas pessoas envolvidas neste trabalho. Acredito que nós estamos colhendo alguns resultados de trabalhos que vem sendo desenvolvidos. A prefeita realmente trabalha em equipe. E é justamente por isso que nós vemos a força do trabalho”, afirmou, no início de sua apresentação.

“Em 2012, a gente tinha zero crianças com algum tipo de deficiência nas escolas e hoje nós temos 253 crianças com deficiência. Essas crianças não são colocadas lá, mas sim acompanhadas por profissionais capacitados para estarem lá”, ressaltou Andreia Britto, que também destacou o trabalho efetivado pelo município na queda da mortalidade infantil. “Vai ser desenvolvido em Arcoverde nesse ano de 2020, que o Estado vem para junto de nós, porque estamos fazendo o dever de casa e tudo o que depende das nossas equipes está sendo realizado. Por isso, saímos de um número de 31 de mortalidade infantil em 2017 e caímos para 10, em 2019. Então é uma queda significativa no número de óbitos infantis. E esse é um dos indicadores mais importantes para medir a qualidade de Saúde do município”, frisou Andréia.

Em seguida, Patrícia Padilha evidenciou a importância do Selo Unicef e do Programa Prefeito Amigo da Criança. “Isso é fruto do trabalho que está sendo feito na gestão da prefeita Madalena. Então, em cada secretaria, por cada órgão vinculado à gestão municipal, com a educação avançando nos indicadores; a diminuição da mortalidade infantil; ações na Secretaria de Assistência Social, como a implantação da Casa de Acolhimento e hoje tantas crianças que sofrem violência tem o espaço adequado e são reinseridas em suas famílias ou em famílias extensas; além de serviços de convivência que dobraram o seu atendimento na gestão da prefeita, são ações que fazem com que os títulos cheguem e a gente receba a medalha. Mas, esse prêmio é revertido e quem mais ganha são as crianças e os adolescentes do município”, destacou.



A presidente do Comddica, Anabel Amaral, também fez uso da palavra, destacando que em Arcoverde o referido conselho possui a preocupação de fazer valer o direito da defesa da criança e do adolescente, assim como as iniciativas colocadas em prática pela gestão municipal. “Arcoverde está avançando e cada vez mais vai avançar. Por isso eu quero concluir dizendo: eu acredito, eu vejo uma cidade feliz”, pontuou Anabel, promovendo também uma análise do balanço apresentado pelas pastas de Educação, Saúde e Assistência Social.

Ao final, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, assinou o Temo de Compromisso das Ações Prioritárias para a Educação Infantil, fazendo posteriormente o seu discurso. “É o reconhecimento de um trabalho árduo. Nós fizemos um trabalho de 2013 a 2016, onde recebemos o prêmio em Brasília, do Programa Prefeito Amigo da Criança e estamos fazendo um trabalho de 2017 a 2020, para pudermos concorrer novamente também ao Selo Unicef. Eu particularmente me sinto muito orgulhosa desse trabalho, porque nós temos a consciência do dever cumprido com relação à criança e o adolescente. Nós sempre focamos em cima da criança e do adolescente, porque sabemos o potencial que essas crianças acompanhadas como realmente tem um trabalho intenso nas escolas e nas creches, além do rendimento que essas crianças no dia a dia adquirem é uma coisa impressionante”, afirmou a gestora municipal, enumerando diversas iniciativas que estão sendo conduzidas para o fortalecimento de políticas públicas direcionadas às crianças e aos adolescentes.