Prefeita Madalena inaugura nova sede das UBSFs Costa Leitão e CAGEP, em Arcoverde


Solenidade simbólica promovida pela Prefeitura de Arcoverde, no final da tarde de terça-feira, 29 de dezembro, a prefeita Madalena Britto entregou à população, a nova sede das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) Costa Leitão e CAGEP. Os dois equipamentos passam a funcionar em um único prédio, ao lado do Centro de Ensino Integral (CEI) Ivany Rodrigues Bradley, beneficiando com diversos atendimentos, os moradores do Tamboril (baixo e médio) e do São Cristóvão.

O ato, iniciado pela secretária municipal de Saúde, Andreia Britto, também contou com participações do prefeito eleito Wellington Maciel; do futuro secretário da pasta, Álvaro Neves; da gerente regional da VI Geres, Renata Remígio; de Josélia Costa Leitão, representando a família do homenageado que nomeia uma das unidades; dos vereadores reeleitos Siqueirinha e Luiza Margarida; e dos vereadores eleitos Luciano Pacheco, João Marcos e Sargento Brito.


Abrindo a ocasião, Andreia Britto frisou que o ano não poderia ser fechado de uma forma tão especial, com a inauguração de novos equipamentos. “Essas Unidades Básicas de Saúde são a nossa marca e a marca da gestão da prefeita Madalena Britto, através de um espaço inovador, bonito, amplo e aconchegante para receber tanto os profissionais, como as pessoas que aqui vão ser atendidas. Não poderia deixar de ser dessa forma para a gente estar encerrando hoje, 29 de dezembro de 2020, a gestão da prefeita Madalena, que amanhã também inaugura outra grande obra, que é o Centro de Gastronomia e Artesanato, encerrando como ela sempre falou e prometeu: ‘Vou trabalhar por Arcoverde até o dia 31 de dezembro de 2020’, e assim está sendo!”, afirmou emocionada a secretária municipal de Saúde, registrando posteriormente o seu agradecimento para toda a equipe de trabalho, pelos últimos oito anos de ações dedicadas ao desenvolvimento e avanços da referida área na cidade.

“A gratidão que eu tenho no coração, é uma gratidão de ter realizado o que a gente sempre sonhou. É uma gratidão de Deus ter nos permitido essa realização, porque nada acontece sem a mão de Deus estar sobre tudo e é uma gratidão de ter pessoas comigo, que se importaram, se interessaram e se comprometeram com a Saúde de Arcoverde, assim como eu estava comprometida e assim como a prefeita estava comprometida. Então, eu quero dizer a vocês obrigada de coração!”, evidenciou Andreia.


Em seguida, a gerente regional da VI Geres, Renata Remígio, ressaltou em seu discurso o trabalho desempenhado por Andreia Britto à frente da pasta, além dos cuidados necessários que o município precisa efetivar para o controle da Covid-19. “Nesse momento crucial e tão difícil que nós já estamos atravessando, que é a questão da pandemia, 2021 é um ano de grande de desafio, onde a gente tem o desafio de começar a imunização da população, mesmo sabendo que várias pessoas foram acometidas. É um momento que nós vamos precisar estar muito juntos desses serviços e dos profissionais, para que a gente possa garantir uma saúde de qualidade para os arcoverdenses”, afirmou Renata Remígio.


Após os pronunciamentos dos cinco vereadores presentes, Wellington Maciel também fez o uso da palavra, agradecendo mais uma vez à prefeita de Arcoverde e ao público presente pelo êxito alcançado nas eleições municipais, elogiando também o empenho da Secretaria Municipal de Saúde, por todas as iniciativas colocadas em prática para a população.


“Andreia, eu sei das dificuldades nesse período que estive junto com a prefeita Madalena e com todos, e a luta do dia-a-dia, do desafio de sempre querer mais para nossa cidade. Não é a toa que temos 25 UBSFs, sendo oito na gestão Madalena. Então, o futuro prefeito e os secretários tem uma missão muito difícil: dar continuidade ao trabalho de Madalena e desenvolver cada mais a nossa cidade. Estou muito feliz! Eu sempre digo na política que nunca estive, mais um desafio muito importante, que eu já disse desde o meu primeiro discurso: eu gosto do desafio e quando eu entro, eu só entro para ganhar!”, afirmou o prefeito eleito, sendo bastante aplaudido pelos presentes.


A prefeita Madalena Britto encerrou a cerimônia, falando um pouco sobre a satisfação de cumprir tudo o que foi prometido desde o início do seu primeiro mandato, através da entrega de mais duas UBSFs em uma única sede. “É um prazer imenso estar aqui hoje! Como é bom você terminar uma gestão com a sensação de dever cumprido. E é isso que eu sinto hoje, já faltando apenas dois dias para terminar a minha gestão, eu estou muito bem!”, comemorou a gestora municipal.


“Eu acredito muito em missão e Wellington recebeu uma missão de Deus e que na bíblia já diz, que Deus é quem constitui as autoridades e você foi constituído por ele para administrar Arcoverde durante quatro anos. Para fazer o bem às pessoas e fazer o bem, como você bem disse, que vai procurar trabalhar mais nas periferias de Arcoverde, que é para quem mais precisa. Então, fique tranquilo, que quando a gente tem Deus no coração tudo flui, como fluiu comigo”, afirmou Madalena, abordando posteriormente diversas iniciativas que a Prefeitura de Arcoverde promoveu para entregar ao novo prefeito, uma máquina pública em dia com a população, servidores, colaboradores e aposentados pelo município.


A solenidade foi encerrada com o corte da fita, descerramento da placa de inauguração e apresentação de toda a estrutura física aos presentes. A nova sede das duas UBSFs agrega dois consultórios indiferenciados para acolhimento, uma farmácia, WCs feminino e masculino, uma sala de imunização, uma sala de curativo, uma sala de inalação, uma sala de procedimento e coleta com BWC, uma gerência, um consultório com WC, uma sala de atividades coletivas/ACS, uma sala de esterilização, um expurgo, um BWC para funcionários, uma copa, um almoxarifado, um depósito para material de limpeza (DML) e três depósitos de resíduos contaminados.


Com início das obras autorizado em janeiro de 2018, o prédio contou com o investimento de R$ 393.337,79 mil, viabilizado através de recursos do Governo Federal.

Fotos: Israel Leão