Práticas esportivas individuais em espaços públicos liberadas a partir de segunda-feira


O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, anunciou, em coletiva de imprensa, que a partir da próxima segunda-feira (6) estão liberados os esportes individuais ao ar livre, com exceção das lutas, em praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas. Entre os espaços que estarão aptos para o retorno dessas atividades está o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.


Orientações

De acordo com o Governo de Pernambuco, foi criado um protocolo geral de esportes e contém três orientações, detalhadas abaixo.

Distanciamento social - mantido de acordo com a especificidade de cada modalidade esportiva, sendo sugerido nos protocolos de cada federação;

Higiene - permitindo apenas a entrada nos espaços esportivos utilizando máscaras (retirando somente quando estiver em atividade ou treinamento), lembrando de trocá-la sempre que estiver úmida, além de garantir que os participantes façam higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70% sempre que possível, e também a desinfecção dos materiais e equipamentos esportivos de uso compartilhado após cada manuseio;

Monitoramento - com aferimento de temperatura antes do acesso aos espaços/equipamentos esportivos e a orientação para que mantenham em atividade ou treinamento remoto os atletas, paratletas, profissionais e praticantes em geral enquadrados no grupo de risco. Vale destacar que as federações de cada modalidade esportiva elaboraram um protocolo de acordo com suas atividades, apresentando-os à pasta.