Pernambuco tem primeiro caso de transmissão comunitária de coronavírus




A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, nesta terça-feira (17), que Pernambuco registrou o primeiro caso de transmissão comunitária do novo coronavírus (covid-19). Com a notificação, aumentou para 19 o número de infectados no Estado. A transmissão comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem identificar a origem da contaminação.


Pernambuco é o quarto estado a registrar esse tipo de transmissão da doença. Os outros são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A paciente, uma mulher de 63 anos, mora em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e viajou internamente pelo Brasil (Rio Grande do Sul), mas não para o exterior. Mesmo não apresentando critérios para testagem para o novo coronavírus, ela passou pelo exame por iniciativa do médico que a atendeu.


Para áreas com transmissão comunitária é recomendada a redução de deslocamentos para o trabalho. O Ministério da Saúde incentiva que reuniões sejam realizadas virtualmente, que viagens não essenciais (avaliadas pela empresa) sejam adiadas/canceladas e que, quando possível, realizar o trabalho de casa (home office). Adotar horários alternativos para evitar períodos de pico também é uma das medidas recomendadas.


Por: JC Online