Pandora; a figura da mulher nos adereços dos Caretas de Triunfo


O personagem um tanto quanto misterioso, titulado como Careta é a figura popular e histórica que representa o município de Triunfo no interior do Sertão do Pajéu; não só em solo pernambucano, mas em todo Brasil e mundo.

Cultura viva que perdura por mais de 100 anos, levando muita cultura e alegria a todos os que brincam os festejos de momo nas históricas ladeiras de Triunfo, contornada pelos centenários e coloridos casarios.

Esse ano, a cidade festejou pela primeira vez o dia Estadual do Careta, fortalecendo assim a cultura que atravessa gerações. Os brincantes em sua grande maioria são homens, mas as mulheres não ficaram de fora deste momento marcante, de mais uma edição do “Carnaval dos Caretas”.

A cirurgiã dentista, Pandora Carvalho, é uma das representantes das mulheres na agremiação mais emblemática da cidade. Em conversa conosco, Pandora falou como surgiu o desejo de se juntar a figura do mascarado, com roupas colorida e chicotes que produzem grande estalo. Ao escutá-lo, já é ter como certa, a presença de um encantador e apoteótico desfile.

“Era uma coisa restrita pra homens; tinha um certo tabu, que foi sendo quebrado por outras mulheres e eu tinha um certo receio, até então. A quem diga que eu fui a preceptora, como mulher, a demonstrar que eu era uma Careta mulher”, explicou Pandora e completou sem esconder tamanha emoção: “Eu vivo disso, respiro isso”; disse referindo-se a época carnavalesca onde tradicionalmente se veste de careta.




Ainda neste bate-papo, a dentista nos revelou como surgiu a inspiração para sua indumentária.

“Optei por uma pegada mais feminina, sempre quis mostrar que sou mesmo uma mulher, por isso, uso cores e roupas que evidencie esse lado feminino. Nem gosto de usar o termo fantasia, uso a palavra indumentária. Careta não é fantasia, e sim uma personalidade. Quem é Careta é Careta, e eu sou uma Careta de Triunfo”, defendeu.

Todos os anos, Pandora troca o jaleco pela indumentária carnavalesca, e  desfila pelas ladeiras de Triunfo-PE, esbanjando feminilidade e alegria;  confira nos registros de, Luciano Marques e Stella Inácio.


Por: Mariana Ferraz Rádio Cultura FM de Serra Talhada