Padre Airton visitará comunidades para partilha de pães e peixes na Páscoa


O Padre Airton promoverá, no dia 8 de abril, a tradicional partilha de Pães e Peixes, conforme fez Jesus na Semana Santa. O evento será realizado para mais de 2.500 pessoas, distribuindo 3.000 pães e cinco toneladas de peixes para comunidades carentes do Agreste e Sertão de Pernambuco. Este ano, devido à pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, que força o isolamento social mundialmente, a distribuição terá um formato especial, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias para evitar aglomerações e, assim, prevenir e conter a disseminação do vírus.


O sacerdote visitará as comunidades carentes, de casa em casa, celebrando simbolicamente a passagem bíblica da multiplicação dos pães e peixes. “Eu passarei pelas ruas mais pobres de Arcoverde e direi com um fone portátil: Aqui é o Padre Airton. Por favor, não saiam de casa. Vou passar com a comida da Semana Santa e deixar em frente de sua casa. Só depois é que vocês poderão abrir a porta, apanhar a comida, entrar e continuar dentro de casa. Não entregarei a ninguém pessoalmente. Deixarei na porta de sua casa para você pegar depois que eu passar”, explica Padre Airton Freire, presidente instituidor da Fundação Terra, sobre a adaptação da partilha para este ano.


Padre Airton lembra o primeiro encontro que deu início à celebração em 1984. “Na Quaresma, uma quarta-feira da Semana Santa, me deram uma latinha de sardinha e um pedaço de pão. Minha casa ficava sempre cheia de pessoas. Quando recebi, as pessoas olhavam para a latinha de sardinha e o pedaço de pão. E não tive se não o que fazer: compartilhar com elas. E daí nasceu, até o dia de hoje, a partilha dos Pães e Peixes, como Jesus fez à beira do Lago de Genesaré, no Mar da Galileia”, recorda.


A partilha de Pães e Peixes será realizada pelo Padre Airton, no dia 8 de abril, às 9h da manhã, em Arcoverde. Em outros municípios, os servos que compõem o Instituto dos Servos de Deus (ISD) farão a partilha em Sertânia, no Sertão do Estado, e em Pedra e Buíque, no Agreste. A celebração tem a missão de fortalecer os laços de afeto e da espiritualidade que unem a instituição e a comunidade atendida.


Para ajudar, as pessoas podem depositar qualquer quantia na conta seguinte bancária:


Airton Freire de Lima

CPF: 138.440.404 -04

Banco do Brasil

Ag. 0068-x

C/C: 6542-0


Associação dos Servos de Deus

CNPJ: 0473.8865.0001/00

Banco do Brasil

C/C: 10.346-2

Agência: 0068-x