MEC divulga listas de espera do Sisu 2020; veja se você foi convocado

A lista de espera é um mecanismo para que estudantes preencham vagas que não foram ocupadas durante a primeira chamada


O Ministério da Educação divulgou nessa segunda-feira (10) a ordem de chamada para matrícula dos estudantes que fizeram a inscrição nas listas de espera de instituições de nível superior que usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) já divulgou suas respectivas listas de espera. A relação é um mecanismo para que estudantes preencham vagas que não foram ocupadas durante a primeira chamada. A escolha de duas opções de curso, assinaladas durante o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), continua valendo.

As Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de Pernambuco (UPE), além dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambuco (IF-Sertão), não haviam divulgado suas listas até a última atualização desta reportagem.

Para participar do processo seletivo, os estudantes utilizam a as notas do Enem 2019. Os resultados das provas, aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, foram divulgados em janeiro na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Para acessar, é preciso informar CPF e senha. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos participaram de pelo menos um dia de prova do Enem.


O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita com base no desempenho no Enem. Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame.

Matrículas

A UFRPE, divulgou, em seu site, nessa segunda as datas para entrega dos documentos dos estudantes convocados pela lista de espera. No campus Recife, no bairro de Dois Irmãos, as matrículas devem ser realizadas nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, com o dia 17 reservado aos retardatários. Nas unidades do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), de Serra Talhada (UAST) e de Garanhuns (UAG), as matrículas acontecem nos dias 12 e 13 de fevereiro, com o dia 14 de fevereiro destinado aos retardatários. Já na Unidade Belo Jardim (UABJ), as matrículas devem ser realizadas exclusivamente nos dias 12 e 13 de fevereiro, no campus do IFPE em Belo Jardim.

Nestas datas serão feitas pré-matrículas e na primeira semana de aula os alunos farão confirmação de vínculo e recebimento de comprovante junto às Coordenações. 

Listas de espera da UFRPE

Recife

Cabo

Serra Talhada

Garanhuns

Belo Jardim

Federal do Ceará também divulga listas

A Universidade Federal do Ceará (UFC) também divulgou na noite desta segunda (10) a relação com os candidatos aprovados na Lista de Espera do Sisu 2020. Segundo a UFC, 29.882 estudantes de cursos de graduação se inscreveram. Na lista, constam todos os nomes dos candidatos, que são separadas na categorias "Classificado" ou "Não classificado".