Fortes ventos, chuvas e trovões são registrados em Petrolândia; veja vídeo


Fortes ventos, chuvas e trovões foram registrados na segunda-feira (26) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Os fenômenos ocorreram do início da noite até 0h desta terça (27). No vídeo acima é possível ver o momento no qual um grupo de pessoas se assustou com a intensidade do vento.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), altas temperaturas aliadas a um corredor de umidade causaram os fenômenos no município. "Um sistema convectivo de mesoescala está associado com a tempestade subtropical Mani. Essa tempestade forma um corredor de umidade, que gerou o fenômeno no extremo oeste de Pernambuco", explicou o meteorologista da Apac, Thiago do Vale.



Thiago ainda pontuou que o corredor de umidade e as altas temperaturas resulta numa condição favorável para a formação das chamadas nuvens cumulonimbus. "Quando [esse tipo de nuvem] surge com intensidade há rajadas de vento e chuvas intensas", completou. Conforme informou a Apac, não é possível medir a velocidade dos ventos no município - nas regiões próximas, essa velocidade foi de 42 km/h.

PARCEIROS TVLW-2021.gif