Expectativa pela decisão do Governo de Pernambuco sobre funcionamento de comércio e demais atividade

Após o feriado de Tiradentes, a expectativa é pela decisão do Governo de Pernambuco sobre o funcionamento das atividades econômicas em meio à pandemia de covid-19.


As atuais medidas em vigor, com limitações de horário para funcionamento das atividades econômicas, valem até o próximo domingo (25).


O anúncio sobre o que vai valer a partir da segunda-feira (26) poderá acontecer nesta quinta (22).


Em março, o governador Paulo Câmara (PSB) havia retomado as restrições diante da alta da covid-19, mas a partir de 1º de abril retomou as liberações às atividades econômicas e com a abertura de praias e parques para atividades físicas individuais. A realização de eventos segue proibida, assim como a atuação de barraqueiros de praia, por exemplo.


Os indicadores do coronavírus em Pernambuco seguem preocupantes.


A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (21/04), 2.480 casos e mais 63 mortes por covid-19. O estado totaliza 388.507 casos confirmados e 13.380 mortes pela covid-19.


Nesta quarta (21), a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) para covid-19 estava em 97% na saúde pública do estado. Na rede privada, o índice estava em 85% nesta quarta.


Traduzindo esses números, são 2.123 pessoas internadas em UTIs para covid-19 em Pernambuco, sendo 1.610 na rede pública e 513 na rede privada.


Atuais medidas


Desde o dia 1º de abril, Pernambuco entrou em um período de retomada das atividades, após quarentena que teve início no dia 18 de março e seguiu até o dia 31 do mês passado.


No atual plano de funcionamento das atividades econômicas:


Atividades econômicas funcionam das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h nos sábados, domingos e feriados;


Aulas na rede privada desde 5 de abril e na rede estadual a partir de 19 de abril, das 6h às 22h, com capacidade de 50%, com cronograma gradual de retomada;


Celebrações religiosas autorizadas das 5h às 20h durante a semana e das 5h às 17h nos fins de semana e feriados;


Academias e similares podem abrir das 5h às 20h durante a semana e das 5h às 17h nos fins de semana e feriados;


Serviços de alimentação, como lanchonetes, cafeterias, bares e restaurantes autorizados das 5h às 20h durante a semana e 9h às 17h nos fins de semana e feriados, com capacidade de 50%. Delivery, drive thru e pontos de coleta permitidos após as 20h durante a semana e 17h nos finais de semana;


Comércio varejista no centro e bairros podem abrir das 10h às 20h durante a semana e 9h às 17h nos finais de semana. Os estabelecimentos devem cumprir a determinação de um cliente a cada cinco metros quadrados no interior das lojas;


Escritórios comerciais e prestação de serviços podem funcionar das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados, com capacidade máxima de 50% e distanciamento de 1,5 metro entre as estações de trabalho;


Shoppings centers e galerias comerciais seguem o horário da semana e finais de semana já determinados para o período e devem respeitar a capacidade de um cliente a cada dez metros em circulação, e um cliente a cada cinco metros quadrados no interior das lojas.

PARCEIROS TVLW-2021.gif