Estudantes chegam atrasados para o vestibular do IFPE


A prova do vestibular 2020.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) mobilizou milhares de estudantes em 16 cidades do Estado. No Recife, dois estudantes chegaram atrasados. Ao encontrar os portões fechados, um dos jovens chorou e saiu do local sem falar com a imprensa. 

Um outro estudante confundiu o local de prova. Ele chegou para realizar o vestibular no campus Recife, localizado na Cidade Universitária, mas no cartão de inscrição constava como local de prova a Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), da Universidade de Pernambuco (UPE), que fica próxima ao Estádio Adelmar da Costa Carvalho, do Sport Clube do Recife. 


Vestibular

As provas do vestibular 2020.1 começaram às 9h deste domingo (15). Os candidatos que irão concorrer às vagas dos cursos técnicos e do Proeja serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Já os que buscam uma vaga nos cursos superiores, responderão 50 questões de múltipla escolha, além da redação. Para os cursos técnicos, a duração do exame são três horas (9h às 12h), já para os cursos superiores, os candidatos terão uma hora a mais (9h às 13h).

Os cursos superiores podem ser de tecnologia, bacharelado e licenciatura. A modalidade subsequente é voltada para os alunos que já concluíram o ensino médio. Já a modalidade técnico integrada é oferecida para quem já concluiu o ensino fundamental.

Concorrência

Para o vestibular 2019, o curso mais disputado na modalidade técnico integrado foi o de segurança do trabalho, no turno da manhã, no campus Recife, com 38,30 candidatos por vaga. Já na modalidade técnico subsequente, o curso mais concorrido foi o de enfermagem, no campus Belo Jardim, com 17,37 candidatos por vaga. Entre os cursos superiores, a maior concorrência foi para o curso de análise e desenvolvimento de sistemas, no Recife, com 18,89 candidatos por vaga.

No vestibular 2020.1, o curso de técnico em segurança do trabalho, campus Recife, continua como o mais concorrido na modalidade integrado, com 33,65 candidatos por vaga. Em seguida, aparecem os cursos de química (manhã) com 32,65 e edificações (manhã) com 25,30, sendo ambos ofertados no Recife.

Também permanece em primeiro lugar entre os mais concorridos o curso de técnico em enfermagem oferecido no campus Belo Jardim, com 11,57 candidatos por vaga. O curso de análise e desenvolvimento de sistemas (manhã) continua como o mais procurado pelos estudantes entre os curso superiores, com 18,35 candidato por vaga.


Por: JC Online