Em encontro nacional, governadores discutem retomada das aulas presenciais


Na tarde desta quinta-feira, 20, a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, coordenou junto com a presidente da Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima), Sueli Terezinha, a primeira reunião intersetorial da educação e saúde.


Participaram da webconferência os secretários adjuntos de Educação, Semaias Alexandre e Aerton Dias, o secretário de Saúde do Estado, Marcelo Lopes, o adjunto Alexandre Salomão, secretários municipais de Saúde e Educação do interior do Estado, além de técnicos e servidores.


O encontro virtual contou com representantes dos municípios de Mucajaí, São João da Baliza, São Luiz, Pacaraima, Amajari, Normandia, Rorainópolis, Iracema, Caracaraí, Caroebe e Alto Alegre.


O ponto principal foi a escuta qualificada dos secretários estadual e municipais de Saúde sobre os dados epidemiológicos de cada região. Os dados serão importantes para subsidiar as futuras tomadas de decisão quanto ao retorno das aulas.


Ainda não há nenhuma data definida para esse retorno, mas as discussões são necessárias para o planejamento e definição de estratégias a serem adotadas nas áreas de infraestrutura e de currículo das escolas e garantia de segurança da comunidade escolar.

“Muito importante esse alinhamento entre Estado e municípios, fortalecendo o regime de colaboração. Estamos discutindo juntos as ações que devem ser realizadas para a tomada de decisão sobre o retorno das aulas presenciais”, explicou a secretária Leila Perussolo.

Conforme a secretária, a determinação do governador Antonio Denarium é que a retomada das aulas presenciais ocorra somente quando a situação do Coronavírus (COVID-19) estiver sob controle. “Até lá, serão adotadas todas as medidas necessárias para um retorno seguro”, observou a secretária.