Em campanha de Natal, idosa pede livro de geografia do Brasil de presente




O Natal dos 22 idosos que vivem na Casa da Vó, instituição que funciona há três anos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, será especial. Um grupo de voluntários organizou uma campanha para arrecadar presentes que serão entregues aos moradores do local. Os idosos foram fotografados segurando cartazes com pedidos de presentes que gostariam de receber. As fotos foram publicadas na rede social do projeto Anjos e Amigos.


Morando há cinco meses na casa, dona Maria Nerci de Souza Menezes, de 76 anos, quer conhecer o Brasil, por isso, ela espera ganhar de presente um livro de geografia geral do país. “Eu gosto de ler coisas do Brasil, acho bonitas as histórias. Se me derem, fico muito agradecida”, diz a idosa.


A cadeira de rodas sempre fez parte da vida de dona Nerci que, por conta de uma doença, nunca andou. A aposentada encontrou nos livros uma oportunidade para conhecer o mundo. “Vou conhecer nosso Brasil sem andar por ele”, brinca.

Idealizadora da campanha e organizadora do projeto Anjos e Amigos, Camila Costa diz que ficou surpresa com o pedido feito por dona Nerci. “A princípio, eu imaginei que ela nos pediria um rádio, pois é super fã de Vinícius de Santana [radialista de Petrolina]. Ela fica coladinha da rádio ouvindo ele falar. Mas quando ela me disse que queria um livro de geografia geral do Brasil, me surpreendi”, afirma Camila.

Segundo Camila, o pedido de dona Nerci chamou a atenção de várias pessoas. Para a alegria da aposentada, a doação do livro já foi feita e o presente de Natal será entregue.

“Além desse pedido, ela nos deixou outras dicas de livros que gostaria de ganhar”, diz Camila, lembrando que a idosa também gosta de livros religiosos. As três obras sugeridas por dona Nerci são: ‘Vida da Santíssima Virgem’; ‘Vida de Santo Antonio’; e O ‘Direito de Nascer’.