Eleições 2020: TRE pede a eleitores que cumpram medidas de prevenção à Covid-19 no dia da votação


Com a proximidade do primeiro turno das eleições municipais 2020, que ocorre no dia 15 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reforçou as recomendações para o dia da votação. Neste ano, por causa da pandemia da Covid-19, os eleitores precisam tomar cuidados especiais para prevenir a doença.

Cada cidadão deve ficar atento aos sintomas do novo coronavírus. Para quem estiver com febre ou se infectou até 14 dias antes das eleições, a recomendação é não sair de casa. De acordo com o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico de Almeida Neves, deve ser respeitada a distância de um metro e meio entre as pessoas dentro dos locais de votação.


Os eleitores devem ter o cuidado de levar uma caneta pessoal para assinar o caderno de votação e serão orientados ainda a higienizar as mãos antes e depois de votar. “Haverá álcool em gel e líquido dentro dos locais, todas as providências para evitar o contágio da Covid-19. É importante que o eleitor compareça com a sua caneta, usando máscara e facilitando a votação”, afirmou.

Além dos cuidados com a saúde, o presidente do TRE pediu colaboração no combate à desinformação ao não compartilhar fake news. “As pessoas devem em primeiro lugar deixar de retransmitir. Há um programa de combate à desinformação. As pessoas estão comunicando os fatos ao TRE, que tem tomado as medidas necessárias para coibir isso”, disse.


O desembargador também descartou qualquer possibilidade da realização de ato presencial de campanha que gere aglomeração. “O único interesse do TRE é garantir a saúde das pessoas, nada para além disso. É hora de renunciar em prol da vida”, declarou.

O presidente do TRE-PE lembrou que o horário de votação este ano é das 7h às 17h, sendo que o intervalo entre 7h e 10h fica reservado para atendimento preferencial aos idosos e pessoas que integram o grupo de risco.

“Isso não quer dizer que eles não poderão votar em outro horário. Todos poderão votar das 7h às 17h, mas a gente está pedindo que o eleitor e a eleitora que deixe de votar nesse horário para garantir essa condição de preferência para os idosos”, contou.


Outra recomendação do TRE-PE é que os eleitores baixem o aplicativo e-Título e confirmem o seu local de votação. “Pode ser baixado no aparelho celular e tem vários aspectos importantes. eventualmente pode ter sido alterado o seu local de votação e o e-Título permite que se verifique isso”, falou.

Datas Neste ano, o calendário das eleições foi adiado por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O primeiro turno acontece em 15 de novembro; e o segundo, em 29 de novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (G1)

PARCEIROS TVLW-2021-4.gif