Educação de Arcoverde promoveu o 1° Encontro Escola-Família na Rede Municipal


A Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Arcoverde promoveu, nas 28 escolas que constituem a Rede Municipal de Ensino, no decorrer da terça-feira, 18 de fevereiro, a 1ª edição do Encontro Escola-Família. Com o intuito de reunir gestores escolares, professores e pais de alunos, a iniciativa abrangeu entre diversos assuntos, desde os cuidados com a estrutura física de cada instituição pública, até do desempenho que vem sendo obtido pelas turmas, em salas de aula.

Na Escola Municipal Alfabeto, localizada no bairro do São Cristóvão, a secretária municipal de Educação e Esportes, Zulmira Cavalcanti, falou um pouco sobre a jornada que ocorreu ao longo do dia, quando também integrou o ciclo de reuniões.  “Este é o dia que a gente não para, onde a gente diz: pais venham à escola! Participem da escola! Ela sem vocês não vai acontecer. E a gente vê esse espaço hoje realmente com muito entusiasmo. Há algum tempo atrás, a gente reclamava muito e eu sou professora há 34 anos de profissão, sendo 28 e alguns meses em sala de aula, e isso me deixa muito orgulhosa de estar aqui, contando essa experiência”, afirmou a secretária, sobre a excelente participação de pais que o município obteve na realização do 1° Encontro Escola-Família.

“Fico muito feliz em vocês acreditarem, apostarem no quanto a gente tem de melhor e a única coisa que pudemos deixar para nossos filhos, que isso ninguém toma, é o conhecimento. E a força da educação é o que impulsiona as grandes mudanças que nós desejamos em todas as áreas e todos os níveis”, ressaltou Zulmira Cavalcanti, que também abordou para os presentes, diversos desenvolvimentos obtidos pela rede pública de ensino de Arcoverde.


A ocasião também contou com apresentação de relatório envolvendo ações que são realizadas pelo Programa Saúde na Escola, desenvolvido através da Rede Municipal de Saúde durante todo o ano, com promoção das práticas corporais e atividades físicas, incluindo prevenção de álcool, tabaco e outras drogas.

Encerrando a abertura do encontro, antes das reuniões por turmas serem iniciadas, a gestora da Escola Municipal Alfabeto, Elisângela Laranjeira de Sá, fez os agradecimentos aos professores presentes, além das merendeiras e demais profissionais que atuam na instituição pública de ensino.

“O objetivo da gente hoje é falarmos sobre valores. Quais são os valores que eu como pai, como mãe ou como família estou passando para meus filhos? E nós temos na escola um projeto elaborado pelas educadoras de apoio e pelos professores, para a gente trabalhar com os nossos estudantes sobre valores”, explicou a gestora escolar, introduzindo os pais presentes à mensagem de acolhida da reunião, posteriormente explanando sobre exemplos de superação que a educação tem possibilitado, além das normas internas adotadas e que devem ser cumpridas pelos estudantes e seus respectivos responsáveis, para o decorrer de mais um Ano Letivo.