Covid: vacinação será dividida em quatro fases, começando por idosos


Após questionamentos em relação aos planejamentos para a vacinação de brasileiros contra a Covid-19, o Ministério da Saúde divulgou, nessa terça-feira (1/12), mais uma novidade em relação aos grupos que serão contemplados com as doses do imunizante. De acordo com comunicado emitido após reunião do comitê que debate o assunto, ficou decidido que a campanha será dividida em quatro fases.



Em um primeiro momento, ainda sem data definida, serão vacinados os idosos a partir dos 75 anos, pessoas com mais de 60 anos e que vivem em asilos ou instituições psiquiátricas, profissionais da saúde e indígenas. Para saber quando a campanha começa é necessário, no entanto, aguardar o registro da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse procedimento tem prazo de 60 dias após o dossiê completo ser protocolado, o que ainda não aconteceu por parte de nenhuma iniciativa.


“Em um segundo momento, entram pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). A quarta e última deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade”, detalha o comunicado da pasta.

PARCEIROS TVLW-2021-4.gif