Covid-19: Pfizer diz que vai entregar 2,4 milhões de doses ao Brasil nesta semana

Agência Brasil

A Pfizer e sua parceira, BioNTech, anunciaram nesta terça-feira (15) que enviarão ao Brasil 2,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 nesta semana, entre esta terça-feira (15) e quinta-feira (17). Conforme comunicado divulgado pelas empresas, a remessa será enviada em três lotes. Hoje chegam 530 mil doses.


Já as outras 936 mil deverão chegar nesta quarta-feira (16) e igual quantitativo na quinta-feira (17). Com as entregas dessa semana, o número de vacinas disponibilizadas pela farmacêutica chegará a 10,6 milhões.



O consórcio Pfizer BioNTech fechou acordo com o governo brasileiro em março que envolve a aquisição de 100 milhões de doses. Em maio, um novo negócio previu mais 100 milhões de doses, que serão entregues entre outubro e dezembro.


Com escassez de imunizantes, ainda há quem queira escolher qual a melhor vacina tomar contra a doença, e as doses da Pfizer têm sido as mais procuradas. A preocupação com as reações adversas causadas pela vacina da AstraZeneca estão impactando nesse movimento. No entanto, todos os imunizantes podem causar reações adversas.



A vacina é baseada em mRNA, que usa RNA mensageiro sintético, que auxilia o organismo do indivíduo a gerar anticorpos e células de defesa que atuam contra o vírus SARS-CoV-2, possibilitando assim a proteção contra a covid-19. Uma vez que o imunizante possui apenas uma parte sintética do material genético do vírus, e não o vírus em si, ela não provoca a doença covid-19 em quem a recebe.

PARCEIROS TVLW-2021-4.gif