
Covid-19: Pernambuco anuncia "Dia D" para vacinar quem está com a segunda dose em atraso
Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (13), a realização de um "Dia D", em 25 de setembro, para imunizar quem está com a segunda dose da vacinação contra covid-19 em atraso. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, mais de 600 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal no Estado.
"A proposta é que os municípios realizem já a partir da próxima semana suas ações estratégicas que devem culminar com o Dia D, impulsionando nossa cobertura de segunda dose. Não podemos esquecer, ainda, da presença do vírus da variante delta em circulação no nosso Estado", explica Longo.

A convocação às cidades ocorreu durante reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Na ocasião, também foi discutido a utilização da 3ª dose das vacinas contra a covid-19. A dose de reforço, primeiramente, será direcionada a idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos graves. Para a utilização da terceira dose, a estratégia adotada é a aplicação de doses em todos os idosos acima de 70 anos. A vacinação deve ocorrer após seis meses da aplicação da segunda dose ou dose única, independente do imunizante aplicado. Para os idosos que vivem em instituições de longa permanência, a vacinação será realizada acima dos 60 anos.
"A princípio, segundo orientações do Ministério da Saúde, esses dois grupos devem ser favorecidos. No entanto, com o avanço da vacinação nas demais faixas etárias, a depender da evolução da epidemia no país, bem como o surgimento de novas evidências científicas, a administração de doses adicionais para outros grupos poderá ser considerada", pontua a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
Os imunizantes para o uso na terceira dose começarão a ser distribuídos a partir desta quarta-feira (15), data definida pelo Ministério da Saúde para o envio dos imunizantes ao Estado.
"Assim que as doses chegarem ao Estado, convocamos esses grupos a tomarem a 3ª dose da vacina, pois sabemos que é importante para garantir uma imunidade mais eficiente contra o vírus. Também sabemos que a segunda dose da vacina é fundamental para o não agravamento dos casos, por isso, os municípios estão empenhados nessa grande mobilização que ocorrerá na próxima semana", afirma o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), José Edson de Souza.
AstraZeneca em falta
Quarenta municípios de Pernambuco informaram à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) que estão sem estoque para realizar a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz. Em casos assim, a orientação dada pelo Ministério da Saúde é que, havendo estoque, a imunização seja feita com a vacina da Pfizer. A lista com nomes dos municípios pode ser conferida abaixo. A Fiocruz afirmou que um novo lote será entregue à Saúde nesta terça-feira (14).
Moreno
Lagoa do Carro
Surubim
João Alfredo
Passira
Orobó
Vicência
Vertente do Lério
Salgadinho
Paudalho
Cumaru
Bom Jardim
Machados
Limoeiro
Lagoa dos Gatos
Joaquim Nabuco
Palmares
Gameleira,
Cortês
Rio Formoso
Tacaimbó
Taquaritinga do Norte
Cupira
Jataúba
Barra de Guabiraba
Jurema
São João
Iati
Pedra
Serrita
Verdejante
Dormentes
Trindade
Exu
Granito
Brejinho
Ingazeira
Santa Terezinha
Calumbi
Flores
Balanço de vacinação
Pernambuco já aplicou 8.810.758 doses de vacinas contra a covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização, em 18 de janeiro de 2021. Com relação às primeiras doses, foram 5.942.401 aplicações (cobertura de 71,50%). Do total, 2.868.357 pernambucanos (34,51%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 2.695.366 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 172.991 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.