Com estoque de sangue crítico, Hemope faz apelo a doadores


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) segue em busca de reforço para abastecer os estoques e convoca a população pernambucana para doação de sangue. O apelo tem como objetivo estabilizar os estoques e continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do Estado.


Ao longo do ano de 2020, em razão da pandemia de Covid-19, os hemocentros registraram redução de 50% nos estoques nos meses de abril e maio, segundo o Hemope. Atualmente, nos primeiros meses deste ano, o apelo para repor os bancos de sangue se mantém diante dos registros na redução acentuada no número de doadores e aumento significativo das demandas transfusionais. Os estoques do Hemope, na capital ou interior do estado, estão apresentando situação crítica em todos os tipos sanguíneos e precisam de reposição com urgência.


“Estamos há quase um ano com esse estoque de crítico a muito crítico. Conseguimos atender as eletivas de oncologia, as cirurgias de urgência, emergências e manter o atendimento de pacientes crônicos e que precisam de hemocomponentes com uma certa frequência. A gente consegue atender esses pacientes com muita dificuldade. Por isso, a gente está fazendo esse apelo à população”, explica a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta.


Por: Folhe de PE

PARCEIROS TVLW-2021.gif