Arcoverde terá capacitação gratuita para Edital de Microprojetos Culturais do Funcultura


No próximo dia 29 de janeiro (quarta-feira), das 8h às 18h, no auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Arcoverde (Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, n° 72 - Centro), acontece a capacitação gratuita para o Edital de Microprojetos Culturais 2019/2020, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura. A iniciativa é promovida pela Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, com apoio da Prefeitura de Arcoverde.

Para participar, não é necessário efetivar prévia inscrição. Os participantes receberão no dia da capacitação, apostilas e o certificado da atividade. O Edital, que possui nesta segunda edição caráter inovador, é direcionado para jovens de baixa renda, com idade entre 18 e 29 anos, essencialmente para protagonismo próprio na proposição e realização de projetos de Arte e Cultura, e que se encontram, em sua maioria, excluídos das políticas públicas de fomento cultural em suas diversas instâncias, em áreas de vulnerabilidade, periferias urbanas, zona rural, de comunidades de povos tradicionais e nômades (quilombolas, indígenas, pesqueiras, ciganos), além de organizações que trabalhem com esses segmentos da população.

Com duração de oito horas, a capacitação em Arcoverde estará composta da seguinte forma:

- 8h às 8h45 - Apresentação institucional; - 8h45 às 9h15 - Como realizar a inscrição no Cadastro de Produtor Cultural (CPC) - 09h15 às 10h - Apresentação do Edital e Anexos - 10h às 12h - Como elaborar o Projeto - 14h às 18h - Como usar bem os recursos; Tira dúvidas

Os conteúdos serão trabalhados de maneira predominantemente prática e colaborativa, facilitando a construção do conhecimento através do percurso empreendido, envolvendo desde o projeto propriamente dito, visando repassar as informações sobre o processo de concepção da ideia, elaboração do projeto, de como usar  bem recursos, recolhimento dos impostos e de prestação de contas.

Outro ponto que também será abordado durante a oficina, diz respeito à compreensão da importância para realização do Cadastro de Produtor Cultural – CPC, o qual possui como prazo de inscrição e renovação o próximo dia 31 de janeiro 2020, na forma convencional; presencialmente na Secult-PE/Fundarpe ou via Sedex. Todas as informações necessárias, estão disponíveis no Portal Cultura.PE, através do link: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/funcultura/inscricao-ou-renovacao-do-cadastro-de-produtor-cultural-cpc-encerram-se-no-dia-311/.  

Foto: Jan Ribeiro/divulgação