• TVLW Online

Alunos da Escola Freire Filho usam formato de Libras para apresentação na UPAE Áureo Bradley

Numa iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Arcoverde, um grupo de alunos da Escola Freire Filho (São Geraldo) se apresentou no hall de atendimentos da UPAE Deputado Áureo Howard Bradley (Cohab I), na manhã desta quinta-feira, 05 de dezembro.

Os estudantes apresentaram músicas natalinas e gospel em formato de Libras (Língua Brasileira de Sinais) - conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. Os pacientes e usuários da UPAE, que esperavam por atendimento, ficaram maravilhados.



O grupo, formado por 25 integrantes, na faixa etária entre 7 e 8 anos, do 2° Ano/A, já se apresentam há cinco anos sempre neste período. Os alunos estavam acompanhados de Lucitelma Soares (diretora da Freire Filho) e de Luedja Rodrigues (coordenadora). Eles recorreram aos sinais da Libra para exibir "Sonda-me, usa-me Senhor" (Aline Barros) e "Noite Feliz"/Stille Nacht (Franz Gruber). Três das crianças do grupo possuem necessidades especiais.



"Nesse período costumamos nos perguntar - o que você fez se é Natal? O fato é que não podemos criar barreiras e preconceitos, precisamos saber o que as pessoas falam ou expressam, na verdade a barreira do preconceito está na nossa cabeça, é preciso quebrar isso", afirmou Zulmira Cavalcanti, secretária de Educação e Esportes.

Na próxima quarta-feira, às 17 horas, em frente à Igreja do São Geraldo, o grupo da Escola Freire Filho vai fazer uma apresentação especial para a comunidade do bairro.

Fotos: Warley/SEA