
ALERTA: Por dia, pelo menos 2 crianças são vítimas de estupro em Pernambuco
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil, nesta quarta-feira (18), não há nada a comemorar. Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que pelo menos duas crianças são vítimas de estupro, todos os dias, em Pernambuco.

A polícia contabilizou 845 casos de meninas e meninos com até 11 anos de idade vítimas desse tipo de violência em 2021. Além disso, 971 adolescentes (entre 12 e 17 anos) também foram abusados. Somados, são 1.816 casos. O número é 14,8% maior do que no ano de 2020, quando houve 1.581 registros.
"Vários estudos já mostraram que a maioria dos abusos sexuais ocorrem dentro de casa. E esse assunto é sempre um tabu, principalmente quando o agressor é da família", pontua a psicóloga Hyldiane Lima, que integra a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco.
Ela destaca que o registro de menos vítimas em 2020 é sinal de que a subnotificação dos casos foi alta e tem relação com a pandemia da covid-19, já que os possíveis abusadores estavam em isolamento social junto às vítimas. "Muitas crianças pedem auxílio nas escolas, ao professor, ao gestor. Mas, com as aulas remotas, isso não foi possível."