Agenda de Bolsonaro no Sertão de Pernambuco para inauguração da segunda etapa da Adutora do Pajeú




O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) viaja ao Sertão do Estado nesta quinta-feira (1º) para participar da inauguração da primeira fase da segunda etapa da Adutora do Pajeú, em São José do Egito. A agenda do presidente em solo pernambucano inclui também ida ao município de Sertânia, no Moxotó, para visita a uma das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Os dois eventos devem ter transmissão ao vivo nas redes sociais do governo federal

Veja a agenda completa:

06:30 – 10:05 Partida de Brasília para São José do Egito 10:45 – 11:15 Cerimônia de Inauguração da Primeira Fase da Segunda Etapa do Sistema Adutor do Pajeú São José do Egito Com transmissão ao vivo 11:20 – 12:10 Partida de São José do Egito para Sertânia 12:30 – 12:45 Visita às obras do Ramal do Agreste na estação de bombeamento VII (EBVII-1), integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco Sertânia Com transmissão ao vivo 14:00 – 17:50 Partida de Sertânia para Brasília

Adutora do Pajeú

A segunda etapa da Adutora do Pajeú, obra executada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, deve beneficiar 290 mil moradores da região.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pela operação do sistema, a obra beneficia 290 mil moradores do Estado, nas cidades de Floresta, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba, Quixaba, Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Ingazeira, Tuparetama, Tabira, São José do Egito, Itapetim e Santa Terezinha, aumentando em 78% a oferta de água.

Com o pleno funcionamento desta segunda etapa, a vazão do sistema passa de 290 para 480 litros por segundo. A captação é realizada no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. A obra, executada pelo Dnocs com investimento da ordem de R$ 250 milhões, é composta de 57 quilômetros de adutoras e duas estações de bombeamento de água. A primeira etapa foi inaugurada em 2013. “Ao abrir a comporta, a barragem de Ingazeira irá perenizar o Rio Pajeú e levar água para a barragem de Afogados de Ingazeira, que segue para Serra Talhada, que manda para Floresta. O Rio Pajeú vai despejar no São Francisco e o Rio São Francisco vai bater no meio do mar, lembrando a canção do saudoso Luiz Gonzaga”, descreveu o Dnocs.

Com informações do ne10.