Dia dos Namorados: saiba como se prevenir para não cair em golpes

Seja bem vindo
Arcoverde,25/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dia dos Namorados: saiba como se prevenir para não cair em golpes

Dia dos Namorados: saiba como se prevenir para não cair em golpes

Fonte: Diario de Pernambuco
Dia dos Namorados: saiba como se prevenir para não cair em golpes

Especialista dá dicas para os atrasados comprarem presentes de forma segura
O Dia dos Namorados é celebrado nesta quarta-feira (12), e de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do comércio varejista para a data neste ano deverá totalizar R$ 2,5 bilhões, 5,6% a mais em relação ao ano passado.

A expectativa se junta ao alerta para os cuidados contra os golpistas,  já que o alto volume de compras online, e reservas em hotéis e pousadas são também oportunidades para a atuação de criminosos. Em meio à pressa, os consumidores podem acabar ignorando detalhes a serem observados que evitariam muitos contratempos cuidadosamente elaborados pelos golpistas, que se aperfeiçoam a cada dia.
“A dica principal é nunca confiar, sempre verificar. Quem adota isso como premissa ao acessar seu e-mail, navegar nas redes sociais ou fazer qualquer transação online estará bem mais protegido”, alerta o analista em segurança da informação da HSBS, braço da Nagem e especialista em infraestrutura de TI, Eber Souza.

O especialista destacou dicas de segurança que podem garantir uma experiência mais segura ao fazer as compras neste período. Confira:

Verifique a reputação da loja
Há sites de reclamações, como o Reclame Aqui, que podem auxiliar a detectar marcas fraudulentas, pois reúnem avaliações de outros consumidores que já fizeram compras no mesmo local;
Armazenar informações pessoais na internet é um comportamento de risco, pois facilita a ação de criminosos, podendo levar a exposição dos seus dados sem que você perceba;

Cuidado com os e-mails de phishing
Ao receber um e-mail promocional, verifique o domínio do e-mail do remetente. O domínio do e-mail é aquela informação após o '@' e corresponde ao domínio do site oficial. Se forem diferentes ou o domínio do e-mail for genérico, fique alerta porque pode ser golpe;

Cuidado com ofertas muito vantajosas
Ofertas incríveis e difíceis de encontrar a um clique dos dedos - tentação irresistível! Engenheiros Sociais se aproveitam de datas comemorativas e do desejo de economizar dinheiro para criar promoções falsas, a fim de manipular os consumidores desatentos e aplicar golpes;

Atenção com anúncios de redes sociais
Apesar das tentativas das plataformas de redes sociais de filtrar fraudes, infelizmente, os criminosos frequentemente ainda usam anúncios para alcançar suas vítimas. Por isso, antes de acessar, se cadastrar ou comprar em um site anunciado, pesquise para garantir que não é um golpe. Isso também se aplica a ofertas e produtos promovidos por influenciadores em que você confia.

Adore medidas de segurança
Utilize, preferencialmente, cartões de crédito temporários criados exclusivamente para aquela transação. Evite realizar pagamentos via PIX sem verificar previamente a autenticidade da compra. Não abra links ou anexos em e-mails sem primeiro verificar a autenticidade do remetente.

Desconfie de ofertas e sorteios que parecem bons demais para serem verdade, especialmente em datas comemorativas. Não se deixe levar pela pressão de participar rapidamente de promoções que impõem um tom de urgência.
Nunca forneça códigos de segurança enviados por SMS; geralmente, são tentativas de acesso às suas redes sociais. Verifique a autenticidade dos perfis antes de clicar em links suspeitos, observando a data de criação, número de seguidores e interação com outros usuários.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login