Seja bem vindo
Arcoverde,04/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE


Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Cerimônia acontece às 10h desta terça (23), na FCAP/UPE; Um total de 13 mestres e mestras receberão o título. Desses, seis são Patrimônios Vivos


Nesta terça (23), a Universidade de Pernambuco (UPE) realiza mais uma edição da entrega de títulos de Notório Saber em Cultura Popular. Desta vez, dos 13 mestres e mestras da cultura popular pernambucana que serão agraciados, seis são Patrimônios Vivos de Pernambuco


A cerimônia de entrega dos títulos acontecerá às 10h, no Auditório Célio Lemos da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE), com entrada aberta ao público.

Os Patrimônios Vivos de Pernambuco que receberão o título de Notório Saber em Cultura Popular da UPE são:

- Mágico Alakazam (Artes Circenses); 
- Claudionor Germano (Música/Frevo); 
- Jota Michiles (Música/Frevo); 
- Mãe Dora (Saúde Popular/Parteira Tradicional Indígena); 
- Mestre Calú (Teatro Popular de Bonecos – Mamulengo); 
- e Tata Raminho de Oxossi (Religioso/Mestre Griô das Tradições Jêge Nagô). 

Os outros mestres e mestras que também receberão a honraria são o compositor José Constantino (Música/Frevo); a Mestra Nicinha (Artesanato em Cerâmica); a Mestra Socorro Rodrigues (Artesanato em Cerâmica); o Mestre Fabiano Santos (Afoxé e Culturas de Matrizes Africanas); o Mestre Zuza de Tracunhaém (Artesanato em Cerâmica); Fernando Zacarias (Porta Estandarte Vitalício da Agremiação Carnavalesca Galo da Madrugada); e Zito Farias (Música/Frevo).

A UPE também concederá uma menção honrosa (in memoriam) ao historiador e jornalista Leonardo Antônio Dantas da Silva, falecido em novembro de 2023. Dantas também era Patrimônio Vivo e integrou o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

Notório Saber
Os agraciados detêm um saber necessário não apenas para as suas comunidades de origem, mas a todas e todos que utilizam os métodos científicos para compreender as relações humanas, tornando esse saber um instrumento de sensibilização e conscientização do papel de cada um dos sujeitos na construção de uma sociedade justa e igualitária. 

Criado pela resolução número 023/2019 do Conselho Universitário da UPE, o título de Notório Saber em Cultura Popular poderá ser concedido a pessoas detentoras ou não de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que tenham comprovada uma destacada experiência e produção em, pelo menos, uma das linguagens ou áreas da arte e da cultura popular. 

SERVIÇO
Solenidade de entrega do título de Notório Saber em Cultura Popular da UPE
Quando: Terça-feira (23), às 10h
Onde: Auditório Célio Lemos da FCAP/UPE | Av. Sport Clube do Recife,  252, Madalena, Recife – PE)
Entrada gratuita






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login