Seja bem vindo
Arcoverde,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pernambuco adere a campanha sobre conscientização e prevenção de amputações

Pernambuco adere a campanha sobre conscientização e prevenção de amputações


Pernambuco adere a campanha sobre conscientização e prevenção de amputações

Solenidade nesta terça-feira (16) na Alepe institui oficialmente o Abril Laranja


O Abril Laranja vai passar, oficialmente, a fazer parte do calendário de datas especiais de Pernambuco. A campanha, que promove a conscientização e prevenção das causas recorrentes de amputações, será o tema de uma solenidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) às 9h desta terça-feira (16).

O projeto de Lei que instaura a campanha no estado é de autoria do deputado estadual Kaio Maniçoba e foi aprovado e sancionado pela governadora Raquel Lyra em agosto do ano passado.

Um estudo da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) no Recife aponta que os principais causadores de amputação nas unidades da associação são as doenças vasculares (53%) e acidentes de trânsito (34,1%). 

A pesquisa coletou dados entre 2018 e 2021 e observou que, no caso das doenças vasculares, as comorbidades, principalmente hipertensão e diabetes, são um importante fator que leva a amputações.

Sobre os traumas, foi observado que a principal ocorrência se relaciona a acidentes com motos (53,2%), seguido por atropelamento, com 17%.

Cenário nacional

No Brasil, mais de 282 mil cirurgias de amputação de membros inferiores (pernas ou pés) foram realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro de 2012 e maio de 2023. Os dados são da  Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), que ainda destaca que o Brasil possui cerca de 500 mil pessoas amputadas.

Pernambuco está entre os estados que mais realiza amputações de membros inferiores com 18.523. O estado está atrás apenas da Bahia (24.395), Rio de Janeiro (24.465), Minas Gerais (29.851) e São Paulo (59.114).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos casos de amputações no país envolvem pessoas com diabetes, seguida por acidentes de trânsito e trabalhistas. 

No entanto, as cirurgias em membros inferiores podem também estar relacionadas a causas como o tabagismo, hipertensão arterial, idade avançada, insuficiência renal crônica, histórico familiar e pacientes com câncer ósseo.

Abril Laranja

A campanha do Abril Laranja foi criada pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC) há quatro anos e é realizada em Pernambuco em 2024 pela primeira vez.
 
A campanha auxilia no esclarecimento sobre que o processo de amputação não impede o paciente de seguir a vida normalmente. Pessoas com qualquer tipo de deficiência encontram apoio material e de adaptação pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

Os interessados em próteses, próteses ou meios auxiliares de locomoção, por exemplo, precisam em primeiro lugar procurar atendimento em uma unidade básica de saúde.

Em seguida, esse paciente vai ser encaminhado para um centro especializado em reabilitação. 

“Amputação causada pela diabetes ou decorrente de traumas e infecções são comuns, por isso, é necessário ressaltar a alta reincidência de amputação e os cuidados para evitá-la”, explica o fisioterapeuta Tiago Bessa.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login