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Arcoverde,28/04/2024

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Páscoa impulsiona a produção de ovos de chocolate artesanais

Páscoa impulsiona a produção de ovos de chocolate artesanais


Páscoa impulsiona a produção de ovos de chocolate artesanais

Período aumenta a expectativa de vendas para os produtores locais


Com a proximidade da Páscoa, que neste ano é celebrada no dia 31 de março, os empreendedores da área de confeitaria buscam na produção de ovos de chocolate uma oportunidade para aumentar o reconhecimento e as vendas no setor.

 

Os ovos de chocolate artesanais começaram a fazer sucesso pela variedade de opções, tamanhos, preços e ainda em formatos como o ovo de colher ou trufado, com sabores e recheios adicionais que podem ser escolhidos pelo consumidor final. Esse diferencial vem chamando a atenção das pessoas, que além disso, conseguem encontrar opções mais baratas do que aquelas que estão nas prateleiras dos supermercados. Geralmente, os preços dos ovos artesanais variam entre R$ 50 e R$ 70.


A empreendedora Pollyane Luna iniciou a produção de ovos de chocolate na Páscoa, em março de 2020, no período inicial da pandemia da Covid-19, quando teve a sua primeira filha e decidiu buscar uma alternativa de trabalho que pudesse conciliar com a maternidade. "Eu queria um trabalho que me permitisse ficar em casa perto da minha filha e também ganhar dinheiro. Como eu já gostava muito da área de cozinha, resolvi tentar nos doces e realmente me encontrei", comenta.

 

Carolinny Cantarelli também decidiu investir no ramo durante a pandemia, quando ainda fazia mestrado em oceanografia. "Assim que eu terminei o curso, comecei a me dedicar mais ao trabalho de confeitaria, realizando a produção dos ovos de chocolate ainda em casa. Em fevereiro deste ano, eu comecei o processo de mudança para um ateliê e está sendo bem desafiador organizar o espaço e ainda fazer as encomendas da Páscoa", comemora, lembrando ainda que sempre foi um sonho para ela dar esse passo.


Já Gabriela Silva, formada em gastronomia, se encontrou na área da confeitaria ainda na faculdade, há 5 anos, quando começou a trabalhar fazendo bolos. Em abril de 2023, ela se mudou para um espaço de produção, logo depois do período da Páscoa. Nesse local, ela produz e atende os seus clientes na retirada e com a entrega dos pedidos. "As coisas em casa foram apertando, principalmente quando era data comemorativa e a gente tinha que dividir a cozinha, foi aí que eu decidi adquirir um espaço para trabalhar e consegui fazer isso com o dinheiro dos bolos", disse.

 

A mentora de carreira, Augusta Ramos, destaca que o microempreendedor deve ficar atento para evitar complicações na hora da produção e aumentar as vendas nesse período. "Se você já é uma pessoa que vende isso há algum tempo, é importante se basear no ano anterior. Então, você já consegue imaginar como é que pode ser o seu ano. Vamos dizer que no ano anterior uma pessoa vendeu uma quantidade de 100 ovos, nesse ano ela pode se preparar para ter essa mesma quantidade de clientes e colocar um percentual de acréscimo para poder suprir uma demanda que vier a mais", orienta.

 

Caso o produtor ainda seja iniciante no ramo, a analista ressalta que o planejamento deve ser realista na hora de precificar as encomendas. "Para prospectar os custos, o ideal é trabalhar com valores menores e com base no que as pessoas já estão pedindo", finaliza.

 

De acordo com Filipe Sampaio, analista do Sebrae/PE, essa é uma época em que o setor de confeitaria se destaca. "É importante salientar que os empreendimentos que terão mais sucesso nesse período são os que começaram a se preparar logo após as festas de final de ano. Nesse sentido, planejamento é fundamental para entender os produtos que serão trabalhados, para qual nicho de mercado, o que será entregue para o seu público e por qual canal de comunicação isso será feito”, comenta.

 

Para os pequenos e médios negócios que trabalham com a venda de chocolates, a Páscoa é a data comemorativa que mais traz possibilidade de aumento do faturamento. É também uma boa oportunidade para fidelizar clientes. No entanto, para que isso aconteça é preciso investir com segurança e manter o caixa equilibrado para obter lucro. “O principal é ter o controle da sua produção, construir fichas técnicas, porcionar e condicionar os insumos corretamente. Com isso bem construído, o empresário pode precificar seu produto de uma forma muito mais segura, trabalhando os custos fixos, da mercadoria e com delivery, as horas de trabalho, entre outros”, explica Felipe.

 

Redes sociais

 

 

Para facilitar as vendas, os microempreendedores passaram a investir ainda mais no uso das redes sociais, ampliando assim a divulgação e a agilidade no atendimento ao cliente. Além disso, os canais proporcionam a indicação dos produtos, que na maioria das vezes são compartilhados por amigos, familiares e outros clientes na internet.




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