Trump e Musk celebram eleição de Milei; veja repercussão

Seja bem vindo
Arcoverde,25/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Trump e Musk celebram eleição de Milei; veja repercussão

Fonte: g1.globo.com
Trump e Musk celebram eleição de Milei; veja repercussão


Trump disse estar orgulhoso, enquanto o bilionário ultraliberal afirma que a "prosperidade está à frente da Argentina". Javier Milei foi eleito presidente da Argentina neste domingo (19). Donald Trump e Elon Musk
Reprodução
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e Elon Musk, bilionário ultraliberal, enalteceram a vitória de Javier Milei, eleito no 2º turno presidente da Argentina, neste domingo (19), pelo partido do partido A Liberdade Avança.
'Hoje começa a reconstrução da Argentina' diz Milei após vitória
Os resultados oficiais ainda não foram divulgados, porém, Milei, com 55,70% dos votos, não pode mais ser alcançado pelo candidato Sergio Massa, ministro da Economia e candidato governista, que soma 44,29%. Acompanhe a apuração dos votos ao vivo.
Conheça o perfil e as propostas do novo presidente do país vizinho
Trump
Em sua plataforma, a Truth Social, Trump disse que o "mundo inteiro estava assistindo! Estou muito orgulhoso de você. Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente".
Musk
O bilionário Elon Musk também comentou o resultado das eleições.No X (antigo Twitter), ele reagiu a um post anunciando a vitória do candidato ultraliberal e afirmou: "A prosperidade está à frente da Argentina".
Gabriel Boric
Parabenizando a democracia argentina e reconhecendo a dignidade do candidato derrotado, o presidente chileno saudou Milei pela vitória. Gabriel Boric ainda desejou "o melhor para ao povo argentino" e reforçou o "respeito e apoio" entre os países.
Petro
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, falou no X, antigo Twitter, sobre a vitória da extrema direita.
"É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina". Segundo ele, o "neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade."
"Trabalhar juntos"
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, disse que ele e Milei vão "trabalhar juntos para melhoras as relações bilaterais". Numa postagem no X, o uruguaio também mandou saudações ao novo presidente eleito.
Ex-presidente Mauricio Macri
O ex-presidente Mauricio Macri, que apoiou Milei no segundo turno, postou uma mensagem no X, antigo Twitter. "A maioria dos argentinos se expressou de forma contundente, escolhendo a mudança e rejeitando a continuidade", escreveu.
"Felicito Javier Milei por representar com valentia a vontade de avançar e prosperar que vive no coração dos argentinos. Ele soube escutar a voz dos jovens e a frustração de milhões de pessoas empobrecidas. Não há dúvidas de que hoje começa uma época. Isso nos dá esperança. O novo governo necessitará de apoio, confiança e paciência de todos nós."
Secretário dos Estados Unidos
Antony Blinken, Secretário de estado dos Estados Unidos, parabenizou Javier Milei pela sua vitória nas eleições argentinas de domingo (19).
"Aplaudimos o robusto processo democrático através do qual o público argentino tem falado. A forte participação e a condução pacífica da votação são uma prova das instituições eleitorais e democráticas da Argentina", completou.
"Esperamos trabalhar com o Presidente eleito Milei e o seu governo em prioridades partilhadas que beneficiem os povos de ambos os países, incluindo a proteção dos direitos humanos e da democracia, a resposta às alterações climáticas e o investimento na classe média"
Assista o discurso de Javier Milei após sua vitória deste domingo
Javier Milei faz seu primeiro discurso como presidente eleito da Argentina




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login