De bancos a impostos: saiba como negociar dívidas e limpar seu nome
Especialista dá dicas de como negociar e quitar dívidas e ficar com o nome limpo aproveitando o mutirão da Serasa e os programas da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco

Mais de 19 mil pernambucanos já negociaram quase 28 mil dívidas no mutirão da Serasa, que foi prorrogado até 11 de julho, enquanto a Prefeitura do Recife lançou o programa Fique em Dia, oferecendo descontos de até 90% em débitos municipais, e o governo do estado está com o programa Zero Dívida 2.0, com descontos de até 100% para os débitos estaduais.
Ao Diario, a especialista em finanças Mariana Banja aponta que, diante do endividamento que atinge 78,4% das famílias no país e mais de 80% das famílias recifenses, planejar o orçamento e priorizar dívidas mais graves são as chaves para sair do vermelho.
Mariana explica que negociar dívidas exige conhecer a motivação do endividamento e avaliar se as parcelas cabem no orçamento. “Entender se a dívida veio de uma emergência, de descontrole ou de um orçamento já apertado é essencial para fechar acordos que realmente serão cumpridos. Senão, a pessoa volta a se enrolar no primeiro mês”, explica.
Além disso, a especialista recomenda priorizar dívidas com maior impacto na vida do consumidor, como aquelas que colocam em risco bens como casa ou carro, ou dívidas com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. “É preciso também evitar a armadilha do ‘dinheiro fácil’. Não existe crédito barato no Brasil. A pessoa deve fechar o orçamento no positivo, criar reserva de emergência e ter atenção constante aos gastos para não cair novamente no vermelho”, alertou.
Para quem não consegue aproveitar os atuais programas de renegociação, a orientação é continuar organizando as finanças e ficar atento a novas oportunidades. Segundo Mariana, a boa gestão do orçamento passa também por conhecer e acessar políticas públicas que possam ajudar a complementar a renda ou aliviar despesas, principalmente para famílias de baixa renda.
COMENTÁRIOS