Seja bem vindo
Arcoverde,13/07/2025

  • A +
  • A -

Parque Verde Urbano recebe escultura em memória de Iraci Albuquerque Maciel, matriarca da família Maciel e que dá nome ao espaço urbano

Na última quinta-feira (14), dentro das comemorações dos dois meses de entrega oficial à população de Arcoverde, o Parque Verde Urbano, localizado na região leste da cidade e que contempla os bairros de São Geraldo, Boa Vista e Santa Luzia.

Fonte: Prefeitura de Arcoverde
Parque Verde Urbano recebe escultura em memória de Iraci Albuquerque Maciel, matriarca da família Maciel e que dá nome ao espaço urbano

Na última quinta-feira (14), dentro das comemorações dos dois meses de entrega oficial à população de Arcoverde, o Parque Verde Urbano, localizado na região leste da cidade e que contempla os bairros de São Geraldo, Boa Vista e Santa Luzia, recebeu uma nova escultura, esta em homenagem a Senhora Iraci Albuquerque Maciel que denomina o citado parque. 


A escultura, situada na entrada da primeira etapa do parque, próximo ao Esporte Clube Municipal, foi concebida pelo Arquiteto e Urbanista Gustavo Farias e materializada pelo artista plástico Suedson Neiva como uma homenagem tocante a Dona Iraci Albuquerque Maciel. “A obra a retrata como uma figura materna poderosa, entrelaçada aos seus dez filhos, simbolizando os laços de união e amor que sustentam uma família”, explica Gustavo.


Ainda segundo o autor, a escultura é uma das formas mais sublimes da arte, capaz de transformar matéria bruta em obras carregadas de significado. Por meio de técnicas como cinzelação, fundição, moldagem e aglomeração de partículas, ela dá vida a formas tridimensionais que expressam ideias, emoções e histórias. Desde tempos antigos, embora seja livre para explorar o abstrato ou qualquer temática, a escultura sempre encontrou sua essência na representação do corpo humano e das divindades em formas antropomórficas, consolidando-se como a quarta das artes clássicas.


Ao longo dos séculos, prossegue Gustavo Farias, essa arte tem sido usada para eternizar figuras humanas, animais, acontecimentos históricos e conceitos abstratos, transmitindo mensagens por meio de formas que evocam movimento, equilíbrio e emoção. É a arte de dar alma à matéria, de criar algo que transcende o tempo.


“Mais do que um tributo à mulher extraordinária que foi Dona Iraci, essa escultura celebra a memória e os valores que ela representa, tornando-se também uma homenagem ao prefeito Wellington Maciel. Ao representar sua mãe e irmãos unidos, a obra materializa sentimentos profundos e universais: a força do amor materno, a indissolubilidade dos laços familiares e a beleza do afeto genuíno”, finaliza o autor da obra.


Ao ato, compareceram o Prefeito Wellington Maciel, a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Rejane Maciel (idealizadora da homenagem), familiares da homenageada, além de assessores municipais e convidados.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.