Seja bem vindo
Arcoverde,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dezenas de bebês morrem em orfanato durante guerra civil no Sudão

Fonte: g1.globo.com
Dezenas de bebês morrem em orfanato durante guerra civil no Sudão


Combates em Cartum diminuíram as pessoas nas ruas e em seus respectivos empregos. O fornecimento de alimentos e água também foi dificultado. Bebês dentro do orfanato Mygoma em Cartum, capital do Sudão
Dra. Abdallah Adam/Reprodução via REUTERS
Nos dias seguintes à eclosão da guerra na capital do Sudão, Cartum, a Dra. Abeer Abdullah correu entre os quartos do maior orfanato do Sudão, tentando cuidar de centenas de bebês e crianças pequenas enquanto os combates mantinham todos, quase todos os funcionários afastados.
Os gritos das crianças ecoaram pelo prédio enquanto tiros pesados abalavam os arredores, disse ela.
Então vieram ondas de mortes. Lá estavam os bebês alojados nos andares superiores do orfanato estatal, conhecido como Mygoma.
Sem pessoal suficiente para cuidar deles, eles sucumbiram à desnutrição e desidratação graves, disse a médica. E havia os recém-nascidos já frágeis em sua clínica médica no andar térreo, alguns dos quais morreram após desenvolverem febre alta, disse ela.
“Eles precisavam ser alimentados a cada três horas. Não havia ninguém lá”, disse Abdullah, falando por telefone do orfanato, com o choro de bebês audíveis ao fundo.
“Tentamos administrar terapia intravenosa, mas na maioria das vezes não conseguíamos resgatar as crianças.”
Visão da fachada de um orfanato em Cartum, capital do Sudão
Nazim Hassan/Reprodução via REUTERS
As mortes diárias aumentaram para dois, três, quatro e mais, disse Abdullah. Nas seis semanas seguintes ao início do conflito, cerca de 50 crianças morreram, sendo quase metade eram bebês.
As cenas de bebês mortos em seus berços foram "aterrorizantes", disse Abdullah. “É muito doloroso.”
Sem ventiladores de teto e ar-condicionado funcionando, os quartos ficam sufocantes no clima quente de maio em Cartum, e a falta de energia dificulta a esterilização do equipamento.
Na sexta-feira, 26 de maio, a doutora disse que há discussões em andamento sobre a evacuação de órfãos de Cartum.
Vítimas invisíveis de uma guerra maior
Bebês são vistos em local separado do orfanato Mygoma, em Cartum, capital do Sudão
Dra. Abdallah Adam/Reprodução via REUTERS
Os bebês mortos de Mygoma estão entre as vítimas invisíveis da guerra no Sudão, o terceiro maior país da África em área. Os combates já mataram mais de 700 pessoas, feriram milhares de outras e deslocaram pelo menos 1,3 milhão de pessoas no Sudão ou em países vizinhos, segundo as Nações Unidas.
O número real de mortes provavelmente será maior. Muitos dos escritórios de saúde e do governo que rastreiam as mortes em Cartum, onde os combates são mais intensos, pararam de funcionar.
Dr. Abdallah Adam alimentando um recém-nascido em Cartum, no Sudão
Sara Mohamed/Reprodução via REUTERS
A guerra estourou em Cartum em 15 de abril entre o chefe do exército Abdel Fattah al-Burhan e o comandante paramilitar das Forças de Apoio Rápido (RSF) Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti. Os dois estavam se preparando para assinar uma nova transição política para eleições sob um governo civil. Juntos, eles derrubaram um governo civil em um golpe de outubro de 2021.
Em 20 de maio, os dois lados assinaram um acordo de cessar-fogo de sete dias para permitir a entrega de ajuda humanitária. O acordo trouxe uma pausa nos intensos combates na capital sudanesa, mas pouco aumento na ajuda.
O Sudão, com uma população de cerca de 49 milhões, está entre os países mais pobres do mundo. Os combates atingiram seus já sobrecarregados serviços de saúde e outras infraestruturas, incluindo hospitais e aeroportos.
Nuvens de fumaça preta tomam os céus de Cartum do Norte, no Sudão, em 1 de maio de 2023
Mohamed Nureldin Abdallah/REUTERS
Mais de dois terços dos hospitais em áreas de combate estão fora de serviço, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Ressaltando as consequências para a saúde de sudaneses de todas as idades, também houve mortes em um centro de atendimento para idosos em Cartum, de acordo com o cuidador Radwan Ali Nouri. Ele disse que cinco dos residentes idosos do centro al-Daw Hajoj morreram devido à fome e à falta de cuidados.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login