Seja bem vindo
Arcoverde,18/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Rishi Sunak admite derrota nas eleições do Reino Unido, pede desculpas e diz que vai renunciar

Fonte: g1.globo.com
Rishi Sunak admite derrota nas eleições do Reino Unido, pede desculpas e diz que vai renunciar


Partido Trabalhista conseguiu maioria nas eleições desta quinta-feira (4). Sunak prometeu transição pacífica e ordeira. Horas depois, ele fez um último discurso e deixou a residência oficial em direção ao Palácio de Buckingham para apresentar a renúncia ao Rei Charles 3º. Rishi Sunak admite derrota para o Partido Trabalhista nas Eleições do Reino Unido, em 5 de julho de 2024
Darren Staples/Pool via REUTERS
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, admitiu a derrota nas eleições do Reino Unido durante discurso nesta sexta-feira (5). Ele afirmou que o Partido Trabalhista, de oposição, venceu e pediu desculpas aos colegas conservadores.
Horas depois, em sua última aparição em frente à residência oficial, ele disse que entregaria a sua renúncia ao Rei Charles. Ele entrou em um carro oficial e se dirigiu ao Palácio de Buckingham em seguida.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Sunak disse que ligou para o líder trabalhista, Keir Starmer, para parabenizá-lo pela vitória. A derrota do Partido Conservador já era prevista por pesquisas boca de urna.
"Há muito para aprender e refletir, e assumo a responsabilidade pela derrota para os bons e esforçados candidatos conservadores... sinto muito."
O primeiro-ministro também prometeu uma transição de forma ordeira e pacífica, para garantir a estabilidade do país.
"Eu ouvi a raiva e o desapontamento de vocês e eu assumo a responsabilidade por esta derrota", disse Sunak, logo antes de deixar a casa número 10 da Downing Street, a residência oficial dos primeiros-ministros do Reino Unido.
Em seu último discurso, ele também afirmou que deixaria o cargo de líder do Partido Conservador -- mas não imediatamente. Ao lado de sua mulher, ele defendeu seu legado, dizendo que o país está "mais forte" agora.
Rishi Sunak se desculpa por derrota nas eleições do Reino Unido
Sunak conseguiu manter sua vaga no Parlamento do Reino Unido. Por outro lado, o Partido Conservador perdeu dezenas de assentos.
A vitória do Partido Trabalhista foi oficializada durante a madrugada desta sexta-feira, quando a legenda ultrapassou a marca dos 326 assentos necessários para constituir maioria.
Os Trabalhistas já garantiram mais de 410 dos 650 assentos do Parlamento do Reino Unido.
LEIA TAMBÉM
Inflação alta, filas de espera na saúde pública, imigração e escândalos: o que fez o Partido Conservador naufragar
Prático e discreto, 'Sir' Keir tem plano de 100 dias e descarta rever Brexit
'Pai do Brexit' consegue vaga no Parlamento após perder 7 eleições
No Reino Unido, Partido Trabalhista conquista vitória esmagadora
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login