Seja bem vindo
Arcoverde,18/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Eleição no Reino Unido: líder da extrema direita e 'pai do Brexit' consegue vaga no Parlamento após perder 7 eleições

Fonte: g1.globo.com
Eleição no Reino Unido: líder da extrema direita e 'pai do Brexit' consegue vaga no Parlamento após perder 7 eleições


Nigel Farage, do Partido Reformista, venceu com ampla vantagem na cidade de Clacton-on-Sea. Político prometeu criar movimento para ser mais competitivo nas próximas eleições. Nigel Farage após ser eleito para o Parlamento do Reino Unido, em 4 de julho de 2024
REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Nigel Farage, conhecido como "pai do Brexit" e líder da extrema direita pelo Partido Reformista, conseguiu uma vaga no Parlamento do Reino Unido pela 1ª vez, após perder sete eleições. Os resultados da votação geral foram divulgados nesta sexta-feira (5), com vitória esmagadora do Partido Trabalhista pelo país.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Aos 60 anos, Farage foi eleito pelo distrito de Clacton-on-Sea. Em discurso da vitória, ele disse que tem o plano de construir um movimento nacional de massa para os próximos anos. A ideia é ser mais competitivo nas eleições de 2029.
O Partido Reformista conquistou 4 assentos no Parlamento britânico. O número veio abaixo do previsto pela mídia britânica, que projetava até 13 cadeiras após pesquisa boca de urna.
Mesmo sem grande espaço, o partido sai das eleições como o terceiro mais votado do país. O resultado não foi refletido no número de assentos porque a disputa parlamentar acontece por distrito eleitoral. Farage afirmou que o partido conquistou a vice-liderança em dezenas de territórios.
Apesar de nunca ter sido eleito para o Parlamento britânico, Farage teve mandato de duas décadas no Parlamento Europeu. A atuação dele levou os conservadores britânicos a convocarem o referendo de 2016 sobre a adesão à União Europeia, resultando no Brexit.
A principal linha de ataque dos Reformistas no Parlamento do Reino Unido deve ser a imigração. O partido quer limitar a entrada de estrangeiros no país e evitar que recém-chegados recebam benefícios do governo.
LEIA TAMBÉM
Primeiro-ministro Rishi Sunak pede desculpas após derrota
Inflação alta, filas de espera na saúde pública, imigração e escândalos: o que fez o Partido Conservador naufragar
Prático e discreto, 'Sir' Keir tem plano de 100 dias e descarta rever Brexit
No Reino Unido, Partido Trabalhista conquista vitória esmagadora
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login